O
Dia da Expiação
Levíticos 16 - 29 a 34:
"29: Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do
mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem
o estrangeiro que peregrina entre vos; 30: porque nesse dia se fará expiação por
vós, para purificar - vos; de todos os vossos pecados sereis purificados
perante o Senhor. 31: Será Sábado de descanso solene para vós, e afligireis as
vossas almas; é estatuto perpétuo.32: E o sacerdote que for ungido e que for
sagrado para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo
vestidos as veste de linho, isto é , as vestes sagradas; 33: assim fará
expiação pelo santuário; também fará expiação pela tenda da revelação e pelo
altar; igualmente fará expiação e pelos sacerdotes e por todo o povo da
congregação. 34: Isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação uma
vez no ano pelos filhos de Israel por causa de todos os seus pecados. E fez
Arão como o Senhor ordenara a Moisés.
Levíticos
23: 27 a 32 - " 27: Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da
expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis
oferta queimada ao Senhor. 28: Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o
dia da expiação, para nele fazer - se expiação por vós perante o Senhor vosso
Deus. 29: Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu.
30: Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do
meio do seu povo. 31: Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto
perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. 32: Sábado
de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia
nono do mês até a outra tarde, guardeis o vosso Sábado".
Muito se tem falado, que
essa ordenança foi abolida com a morte de nosso Senhor Jesus Cristo, mas na
verdade não foi. E também tem dito que isto é para o futuro, como está escrito
em Collossenses 2: 16 "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo
beber, ou por causa de dias de festas, ou de lua nova, ou de sábados, 17: que
são sombras das coisas vindouras, mas o corpo é de Cristo.
Ora meus caros eleitores;
nesse ponto o Apóstolo Paulo estava certo; pois realmente eram sombras das
coisas futuras; mas para o povo de Israel era estatuto perpétuo, mas para nós
os gentios seria para o futuro que é o presente.
Mas a pergunta que nós
fazemos é; em que época do futuro essas leis seriam atingidas para os gentios
também? Bem...Em Daniel 8:13 - 14 nos diz: "13-Depois ouvi um santo que
falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente
ao holocausto contínuo e a transgressão assoladora, e à entrega do santuário e
do exército, para serem pisados? 14- Ele respondeu: Até duas mil e trezentas
tardes e manhãs; então o santuário será purificado".
Como podemos ver, temos uma
data pré determinada para que se inicia-se a expiação para todas as famílias da
Terra. Muito bem caros internautas, se temos esse tempo, logo precisamos saber onde
se inicia essas duas mil e trezentas tardes e manhãs. Mas antes temos que
determinar que esta duas mil e trezentas tardes e manhãs na verdade são dois
mil e trezentos anos, pois para Deus um dia equivale a um ano.
Daniel nos determina o início do tempo de 2300 tardes e manhãs com a ordem dada para edificar os muros de Jerusalém. Daniel 9:25 "Sabe e
entende desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém,
até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as
ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos."
Quem deu a ordem para a edificação dos muros de Jerusalém conforme Daniel 9:25, foi o rei da Pérsia, Artaxerxes no ano de 457 a.C.
Quem deu a ordem para a edificação dos muros de Jerusalém conforme Daniel 9:25, foi o rei da Pérsia, Artaxerxes no ano de 457 a.C.
Porque
o período profético 2300 tarde e manhãs
se
inicia em 457 a.C?
Como
encontrar isso na Bíblia?
Alguns estudiosos se surpreendem quando
subtraem 457 (a data da saída da ordem para restaurar Jerusalém) de 2.300 e
notam que não atinge o ano de 1844 como data terminal das 2.300 tardes e manhãs
de Daniel 8:14. Nesse tipo de conta o resultado óbvio é 1843. Se desejamos
saber matematicamente quando o referido período terminou não podemos
simplesmente subtrair 457 de 2.300 pelo fato de que o primeiro montante é uma
data e o segundo corresponde a número de anos. Número de anos se subtrai de
número de anos, e não de datas ou vice-versa. Assim temos de converter a data
de 457 a.C em número de anos a.C e então subtraí-los de 2.300 para chegarmos ao
fim desse período. O decreto de Artaxerxes emitido em 457 a.C (7º ano de seu
reinado) foi posto em execução no outono desse ano, isto é, faltando mais ou
menos 1/4 do ano para que esse terminasse, já que o ano possui 4 estações,
considerando que no hemisfério norte o outono começa entre o fim de setembro e
o início de outubro. Portanto, a data é 457 a.C, mas o número de anos é 456
completos mais 1/4 de 457, que ainda faltava transcorrer. Assim temos: data: 457
a.C número de anos a.C: 456+1/4
Considerando que até o batismo de Jesus
passar-se-iam 483 anos (7 + 62 semanas X [multiplicando] 7 dias/anos), temos:
483 – 456+1/4 = 26+3/4, isso é, passados 26 anos completos da era cristã, mais
3/4 do ano seguinte ocorreu o batismo de Jesus, ou seja, o outono de 27 d.C.
Assim temos: data: 27 d.C número de anos d.C: 26+3/4
O evento do Calvário ocorreria 3,5 anos
depois do batismo. Como a conta envolve quartos e não meios, devo considerar
3+2/4 como equivalentes a 3,5 e adicioná-los a 26+3/4. O resultado será 29+5/4,
ou 30+1/4. A cruz foi levantada 30 anos completos depois de Cristo mais 1/4 do
ano seguinte, isto é, a primavera de 31 d.C (e sabemos que Cristo morreu por
ocasião da Páscoa). Assim temos: data: 31 d.C número de anos d.C: 30+1/4
Até a morte de Estêvão são mais 3,5
anos, e as 70 semanas, ou 490 anos, chegam ao fim. Somando 3+2/4 a 30+1/4
chegamos a 33+3/4 do ano seguinte, o outono de 34 d.C. Assim temos: data: 34 d.C
número de anos d.C: 33+3/4
Subtraindo 490 (o número de anos
correspondentes às 70 semanas) de 2.300 (também número de anos) sobram 1810
anos que somados a 33+3/4 (quando terminam os 490 anos ou 70 semanas) chegamos
a 1843+3/4 do ano seguinte, o que corresponde a outono de 1844. Assim
temos: data: 1844 d.C número de anos d.C: 1843+3/4
Chegamos a esse mesmo resultado
subtraindo 456+1/4 de 2300. Em outras palavras, esse período profético termina
em outubro de 1844.
Bem caros internautas, conforme está escrito, as 2300 tarde e manhãs se iniciou com a construção dos muros de Jerusalém conforme esta escrito em Daniel 9:25, onde a ordem foi dada por Artaxerxes, e o período de 2300 tardes e manhãs terminou em outubro de 1844. A partir de 1844 em diante, todas as famílias da Terra deveriam fazer a expiação.
Então os Sábados que eram
coisas futuras conforme Colossenses 2-13, era para a nossa época, para o tempo
de hoje.
Mas como devemos nos
comportar então no dia da expiação nos dias de hoje?. Joel 2:13-16 "E
rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso
Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande
em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se
arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação
para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum,
convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação,
ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua
recâmara, e a noiva do seu aposento". Tiago 4:8-10 "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.
Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti
as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e
o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará".
Como podemos ver em Joel e
em Tiago, nós temos que fazer um jejum, inclusive as crianças; e os casais
nesse dia estarão como se fossem irmãos; para a remissão dos pecados e para que
o vossos nomes não sejam riscados do livro da vida.
Espero que vocês internautas
tenham entendido o sentido da expiação. Este é o segundo sábado dos quatros
sábados anuais a serem celebrados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPaz Estejam com Todos, Cristo não aboliu as leis ceremoniais? essa contagem ta de acordo com as profecias ou foram adequada conforme a doutrina? como Cristo iria purificar o Santuario celestial, porque lá existe coisas impuras? São muitas duvidas tem com me esclarecer.
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ResponderExcluirDIA DO PERDÃO X DIA DA EXPIAÇÃO
Alguns dias a traz publicamos esse tema no nosso Blog, e alguns internautas questionaram, um deles disse: "Estas cerimonias não foram cravadas na cruz, por Jesus Cristo?"
Com referência a morte dos animais, nenhuma morte de nenhum animal teve mais valor, como bem profetizou o profeta Isaías, quando disse: "O que mata um boi é como o que mata um homem, o que sacrifica um cordeiro é como degola um cão; o que oferece um oblação é como quem oferece sangue de porco; o que queima incenso, como quem bendiz um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações." Isaías 66:3
Ao lermos os escritos do profeta Zacarias 14, encontramos uma convocação de Deus para as famílias da terra para subir a Festa das cabanas, mas para subir, ou festejar a festa das cabanas teremos que cumprir com mais duas etapas, ou seja, a festividade das Trombetas que ocorrerá do por do sol do dia 1 ao por do sol do dia 2 de outubro; o dia da EXPIAÇÃO OU PERDÃO do por do sol do dia 10 ao por do sol do dia 11 de outubro, o primeiro dia da festa das cabanas do por do sol do dia 15 ao por do sol do dia 16 de outubro e o ultimo dia da festa das cabanas do por do sol do dia 22 ao por do sol do dia 23 de outubro.
Voltando ao nosso assunto principal, que é a pergunta do nosso internauta, O DIA DA EXPIAÇÃO OU DO PERDÃO, ou vice versa, não foi cravado na cruz pelo Senhor Jesus, muito pelo contrário, a morte de Cristo na cruz, veio valorizar a Sua morte, pois quem morria era o cordeiro; e como Cristo, segundo João Batista, é o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Quase todo o livro de Aos Hebreus, é cheio de confirmação da morte, da ressurreição, do sacerdócio de Cristo, e o seu trabalho como nosso Sumo Sacerdote, como está escrito no capítulo 8, " A suma (resumo) do que temos dito é que temos um Sumo Sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo o qual o Senhor fundou e não o homem; porque todo Sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifício. pelo que era necessário que este tivesse alguma coisa para oferecer. Ora se Ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons e sacrifícios..." leiam todo capítulo.
A morte de Cristo foi o início de uma longa trajetória que culminou com a Sua promoção para Sumo Sacerdote para interceder por nós perante o Pai e é confirmado pelo apostolo João, quando disse: "Filhinhos não pequeis, mas se alguém pecar temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo."
Convidamos todos nossos internautas, e amigos e amigos dos amigos para participarem das festividades do sétimo mês bíblico, que ocorrerá nos dias acima citados.
Fiquem com Deus!!!
Mas qual parte do novo testamento nos dá brecha para esses rudimentos antigos???
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