quinta-feira, 1 de maio de 2014

Formação do Jardim do Éden


Formação do Jardim do Éden


Estas são as origem dos céus e da Terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a Terra e os céus, e toda a planta do campo que ainda não estava na Terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a Terra, e não havia homem para lavrar a Terra. Um vapor, porém, subia da Terra, e regava toda a face da Terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2: 4,5,6 e 7.

Deus passou agora a detalhar o que ocorrera na criação; toda a planta e toda erva receberam do vapor, isto é do orvalho que subia da terra e a regava.

Necessitava também de quem viesse a cuidar dessa terra ou lavra-la; sendo assim Deus criou o homem do pó da terra, era na realidade um boneco de barro e Deus soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem passou a ser um vivente.

Diferentemente dos animais, que foram feitos pela palavra de Deus, o homem foi feito do pó da terra pelas mãos do criador, conforme esta escrito em gênesis 2:26 :"Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança".

Vimos que o homem é um ser especial dotado de inteligência e sabedoria, pois o Criador deu de si para o homem.

Voltando ao texto bíblico encontramos:"E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente; e pôs alí o homem que tinha formado".

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. O nome do primeiro é Pison: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há Obdélio, e a pedra Sardônica. E o nome do segundo rio é Gion, esse é o que rodeia toda a terra de Cusí. O nome do terceiro é o Tigre, este é o que vai para banda do oriente da Assíria. e o quarto rio é o rio Eufrates Genesis 2: 8 ao 14.

Vimos nestes versos que Deus fez brotar toda árvore agradável e boa para comida isto é árvores que produzisse seus frutos para servir de alimentos ao homem e aos animais; e fez também a árvore da vida e a árvore da ciência do bem e do mau.

Pelos nome dos rios poderemos localizar onde foi criado o jardim do Éden que é no Oriente Médio exatamente no atual Iraque onde estão os rios Tigre e Eufrates.

Os versos 15 ao 17 nos diz: E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mau; dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Com o jardim criado Deus colocou o homem neste paraíso. O homem poderia comer dos frutos de todas as árvores, porém não poderia comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mau.

Em não comendo do fruto desta árvore o homem não conheceria o mau, a maldade que hoje tomou conta da humanidade.

Alguns tem apresentado esta árvore como sendo uma macieira, sendo seu fruto a maçã o símbolo do ato sexual como sendo um pecado entre o homem e uma mulher, o que não é verdade como veremos no capítulo da Queda do Homem.

Continuando com a obra da criação temos nos versos 18, 19 uma lição importante onde diz: E disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo pois o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo e toda a aves do céus, os trouxe a Adão para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente isto foi o seu nome.

Vemos então que Adão colocou o nome em todos os animais e aves, que são conhecidos até os dias de hoje.

Os versos 21 ao 25 diz :Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou umas das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher e a trouxe para Adão. E disse Adão: esta é agora ossos dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mão e apegar-se-á à sua mulher e serão ambos uma só carne.

Que lição maravilhosa nos traz a criação da mulher, ela não foi feita do barro como o homem, mas Deus tirou uma das costelas do homem e formou a mulher isto nos traz uma reflexão grande em analisarmos o porque Deus fez a mulher da costela do homem, não fez ela da cabeça para que ela não fosse superior ao homem, nem tão pouco a fez do pés para que o homem não viesse a pisar a mulher, mas Deus ensina que o homem deve proteger, amparar, zelar, amar, porque ela é osso dos ossos do homem e carne da carne do homem. E o evangelho, isto é os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos é no sentido de que o marido deve amar a mulher da mesma forma de que Cristo ama a sua igreja. Em assim fazendo, o lar é feliz, os filhos gerados do casal também são felizes e há harmonia tanto na vida material bem como na vida espiritual.

Vejam o que disse Jesus a respeito da união: "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não separe o homem" Marcos 10: 7 ao 9.

E o apóstolo Paulo escrevendo aos Efésio no capítulo 5: 25 ao 31 diz: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, com a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão dois numa só carne".

Toda a criação foi formada e tudo estava preparado para que a Terra pudesse ter uma vida normal e próspera para a felicidade de todos ser vivente, tanto o homem, a mulher e todos os animais, bem como a natureza em geral.

Deixem Comentários aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário